terça-feira, 17 de maio de 2011

Musica Rock

O rock surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
Diz-se que o Rock Português surgiu na década de 50 com as primeiras guitarradas eléctricas a serem dadas na cidade do Porto numa cave da Rua António Patrício na Boavista pela mão de Freitas Morna.
É nos anos 80 que surge a tocar Rui Veloso e com ele aparece uma imensidão de bandas como “Trabalhadores do Comércio”, “Táxi”, “Rodoviários”, “Grupo de Baile”, “Heróis do Mar”, “António Variações” entre outros. Surge então a grande banda “Xutos e Pontapés” com o primeiro álbum em  1978 e 1982.
No final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes sub-géneros. Quando foi misturado com a “folk music” ou com o blues ou com o jazz, nasceram o “folk” rock, o blues-rock e o “jazz-rock” respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o “funk” e de diversos ritmos de países “latino-americanos”.
Rock é um termo abrangente que define o género musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica.
O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra eléctrica ou da guitarra clássica e utiliza o ritmo do baixo eléctrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita são por vezes utilizados como instrumentos solo.


fig.1 - Boitezuleika

fig.2 - Rui Veloso

fig. 3 - GNR

fig. 4 - The Gift

fig. 5 - Peste & Sida

fig. 6 - Silence 4

fig. 7 - Moonspell

Sem comentários:

Enviar um comentário