Pimba, uma interjeição da Língua portuguesa, viu nos anos 1990 do Século XX o seu significado alargado à classificação de um estilo de música em Portugal, sendo discutível se poderá hoje ser considerado um género musical, como o rock, o pop e outros.
A música pimba, tal como os restantes géneros musicais, não tem fronteiras rígidas e claras que permitam classificar objectivamente cada música, acabando, muitas vezes, por obter o epíteto quer por aceitação social, quer, frequentemente, através da mais pura subjectividade (ser "pimba" torna-se então apenas uma questão de opinião").
Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros (Vila Praia de Âncora, 19 de Junho de 1947), mais conhecido por Quim Barreiros, é um cantor popular português que toca acordeão, conhecido por suas letras de duplo sentido (música pimba).
Aos 9 anos já tocava bateria no conjunto de seu pai (Conjunto Alegria). Seu primeiro disco foi lançado em 1971, juntamente com o famoso guitarrista Jorge Fontes, quando apenas tocava acordeão e folclore minhoto. A sua fama estendeu-se já ao Brasil e à Galiza, e já actuou em quase todos os países onde existem comunidades de portugueses (Canadá, E.U.A, Venezuela, Brasil, África do Sul, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e outros).
Américo Pinto da Silva Monteiro (Covas do Douro, 25 de Março de 1957) conhecido artisticamente como Emanuel, é um cantor português. É um dos mais populares cantores da chamada música pimba, sendo aliás autor do hit "Pimba Pimba", de 1995, a partir do qual o termo passou a ser utilizado para rotular um género específico de música popular em Portugal.
fig. 1 - Emanuel
fig. 2 - Quim Barreiros
Sem comentários:
Enviar um comentário